Arsénio Mota

Arsenio mota 1 1 600 839
25 Abr 2021

Arsénio Mota

Arsénio Mota nasceu em Bustos, Oliveira do Bairro, em 25 de Abril de 1930.

Depois de experimentar diversas profissões emigrou para Caracas, Venezuela (1956-1959), onde trabalhou como redator no semanário Ecos de Portugal e em programas de Rádio. Foi jornalista no Jornal de Notícias, Porto, tendo abandonado a profissão para se consagrar à tradução e edição de livros. Algumas das suas edições (Razão Actual) foram proibidas e apreendidas. Regressou ao jornalismo profissional depois do 25 de Abril, ainda no Jornal de Notícias, até atingir a idade da aposentação.

Em junho de 1966 foi preso e torturado pela PIDE, que o libertou decorridos três meses.

Usou o pseudónimo “Arsénio de Bustos” em obras de poesia, além de outros adotados na imprensa periódica. Publica, desde 1955, obras de poesia, ficção, crónica-ficção, estudos e ensaios, algumas das quais distinguidas por júris de prémios literários. Organizou antologias e tem colaborado em diversas obras de vários autores. Textos de sua autoria figuram em manuais escolares ou foram traduzidos para outras línguas.

Tem abundante colaboração dispersa por jornais e revistas. As suas atividades culturais incluem muitas palestras e conferências. Dirigiu ou codirigiu diversos suplementos literário-culturais e revistas desde 1961, entre outras ações.

Presidiu à Direção da Associação de Jornalistas e Escritores da Bairrada (AJEB; sede em Anadia) desde o início (janeiro, 1990 e até 1997), tendo sido o seu fundador e principal animador. Foi dirigente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), da qual é cooperante, e da Secção Portuguesa do IBBY, nomeadamente, e é sócio da Associação Portuguesa de Escritores.

Arsénio Mota_2 HumanidadeCombustivel, crítica jornalistica de Arsénio Mota no Jornal de Notícias,visida pela sensura,1962

“Humanidade Combustível”, crítica jornalística de Arsénio Mota no Jornal de Notícias, visada pela censura,1962.

Arsénio Mota_3 AM Orador em homenagem publica a Ferreira de Castro Guimaraes Abril 1971

Arsénio Mota orador em homenagem pública a Ferreira de Castro, Guimarães, abril 1971.

O Museu do Neo-Realismo dedicou-lhe uma exposição biobibliográfica intitulada Arsénio Mota, Uma Vida Como Obra. A exposição, que teve curadoria de António Gomes Marques, esteve patente entre 1 de novembro de 2014 e 22 de fevereiro de 2015.

Arsénio Mota_4 António Joaquim - [Retrato de Arsénio Mota] por António Joaquim, 1988, Coleção MNR

Retrato de Arsénio Mota por António Joaquim, 1988, Coleção MNR.

Arsénio Mota_5  Uma vida como obra

Imagem da exposição Arsénio Mota, uma vida como obra, Museu do Neo-Realismo, 2014/2015.

Fonte: adaptado da biografia de Arsénio Mota do catálogo da exposição Arsénio Mota, uma vida como obra, Museu do Neo-Realismo, 2014/15.