Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Câmara Municipal de Coimbra - Casa da Escrita Coimbra

Digitalizar0004 1 600 839
15 Mar 2018
Preço:
27,00 €

«A tradicionalmente conhecida por Casa do Arco foi comprada, em 1883, aos Viscondes do Espinhal, pelo Professor de Medicina Doutor João Jacintho da Silva Correia. Passada de geração em geração, habitou-a, até 1982, o bisneto, João José Cochofel, ilustre poeta e escritor, que fez desta residência um marcante ponto de encontro de intelectuais e pensadores dos meados do século XX, em Coimbra. Fica localizada no coração da Alta, zona emblemática da malha urbana, espaço que guarda memórias de uma secular história que se confunde, em muitos tempos, com a vida, as gentes e os estudantes desta cidade.
Entretanto, a Câmara Municipal, revelando um interesse notável pelo património material e imaterial da Casa, e desejando cuidar deste lugar riquíssimo de memórias, decidiu adquiri-la nos começos de 2003. A partir de então, a Casa do Arco recebe o nome de Casa da Escrita.
A Casa da Escrita revela aos artistas a sua cenografia plástica, que as fotografias, aqui editadas, captaram em gestos e traços de rara beleza.»

In Apresentação, texto escrito por : Camâra Muncipal de Coimbra, João Mendes Ribeiro, Eduardo Nascimento e João Fôja.

Observações: ARQUITETURA DE JOÃO MENDES RIBEIRO E FOTOGRAFIA DE EDUARDO NASCIMENTO E JOÃO FÔJA