Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Rui Filipe: Em busca do absoluto

Banner2500x550px 1 2500 550 1 600 839
15 Fev 2020

A exposição Rui Filipe: em busca do absoluto visa revisitar o percurso eclético do pintor Rui Filipe e a obra que produziu, dando enfoque aos trabalhos inscritos no contexto da cultura visual neorrealista. A exposição centra-se num conjunto de obras pictóricas e estudos que se encontram em depósito no Museu do Neo-Realismo, associados ao vasto espólio artístico, predominantemente documental, sobre a vida e percurso do artista.

A exposição, cujo título toma como referência uma expressão do escritor Urbano Tavares Rodrigues sobre a obra do artista, possibilita-nos mais do que um olhar, a contemplação e a reflexão em torno da obra e a determinante busca do absoluto de Rui Filipe: quer na paisagem, construída ou imaginada, quer na figuração. Essa procura do essencial é determinante, seja no aprofundamento da técnica e da “temperatura da cor”, seja na ênfase da ética e no reconhecimento da nossa humanidade comum.

Pretende-se com esta antologia resgatar no tempo e nas diversas geografias de Rui Filipe – Moçambique, Lisboa, Porto, Madrid, Paris e Londres – o percurso de mais de 50 anos de criação artística.

São ainda apresentadas obras de outras coleções institucionais e privadas, nomeadamente do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e do Museu Calouste Gulbenkian, bem como, de coleções particulares.

Curadoria: Paula Loura Batista