Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Leitura e Análise da Obra de Alves Redol

10 1 600 839
05 Nov 2011

imagem

POR VÍTOR VIÇOSO E PELO GRUPO DE TEATRO DO GRÉMIO DRAMÁTICO POVOENSE

Integrada no Programa de Comemorações do Centenário do Nascimento de Alves Redol, teve lugar a 05 de Novembro de 2011, no Auditório do Museu do Neo-Realismo, uma sessão de Leitura e Análise da obra do escritor vilafranquense, a cargo do Prof. Doutor Vítor Viçoso e do Grupo de Teatro do Grémio Dramático Povoense.

Vítor Viçoso é professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Literatura Portuguesa, em 1989. É autor de vários ensaios no domínio da literatura portuguesa, nomeadamente sobre Raul Brandão e Carlos de Oliveira, tendo publicado, entre outros, A Máscara e o Sonho – Vozes, Imagens e Símbolos na Ficção de Raul Brandão. É actualmente director da revista Nova Síntese – Textos e Contextos do Neo-Realismo, que tem vindo a acolher artigos e ensaios de âmbito académico, bem como de especialistas de várias áreas, em torno do neorrealismo.

O Grémio Dramático Povoense, fundado em 1889 na Póvoa de Santa Iria, constitui uma das colectividades do Concelho de maior dinâmica, promovendo actividades culturais de diversa índole para a população daquela freguesia e fomentando intercâmbios variados com entidades congéneres, por forma a criar laços culturais e a levar junto de públicos diversos o seu trabalho. O Grupo de Teatro do Grémio representa uma das actividades que esta entidade desenvolve com grande empenho.