Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Encontros com Artistas e Escritores (com António Olaio)

Antonio olaio artistas e escritores 1 600 839
26 Set 2010

imagem

António Olaio nasceu em Sá da Bandeira, Angola, em 1963. Vive e trabalha em Coimbra. Licenciou-se em Artes Plásticas / Pintura, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1987.
É professor no curso de Arquitectura da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2000 com uma dissertação a partir da obra de Marcel Duchamp.
Na Escola Superior de Belas Artes do Porto, fundou o Grupo Missionário, com António Melo, Nuno Santacruz, Pedro Tudela, Lúcia Viana e Alzira Relvas.
De 1996 a 1997 dirigiu a Galeria dos Milagres, em Coimbra.
Em 1987 organizou, com Egídio Álvaro, Pedro Oliveira e Fátima Carvalho, O ângulo recto ferve a 90º, I Festival Internacional de Performance do Porto.
Foi vocalista e letrista do grupo Repórter Estrábico com o qual editou o álbum Uno dos.
Editou o vídeo Post-Nuclear Country apresentado na Galeria Monumental, 1994.
Actualmente tem um projecto com o músico João Taborda (António Olaio & João Taborda) do qual editaram o CD Loud Cloud pela Lux Records de Coimbra, 1996, o CD Sit on my soul, pela editora Nortesul, Março de 2000 e o CD Blaupunkt Blues pela Lux Records de Coimbra, 2007.
A partir das canções de Loud Cloud e Sit on my soul, realizou uma série de vídeos que tem integrado as mais recentes exposições em que tem participado.
Menção especial do júri do Prémio Acarte/Madalena Azeredo Perdigão, 1996 (pelos espectáculos de música/performance Loud Cloud, com João Taborda).
Prémio de escultura Repsol com os arquitectos Desirée Pedro e Carlos Antunes com a escultura para a estação de serviço de Penafiel. Prémio de Escultura Miguel Torga atribuído pela Câmara Municipal de Coimbra, com o projecto para Memorial Miguel Torga, em co-autoria com o arquitecto José António Bandeirinha.