Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Concerto Aberto, Antena 2

8 1 600 839
07 Nov 2007

imagem

Margarida Prates | Pianista

Iniciou os seus estudos musicais aos seis anos de idade, no Instituto Gregoriano de Lisboa, tendo concluído o Curso Superior de piano na Escola Superior de Música de Lisboa como aluna do Prof. Jorge Moyano.

Em Janeiro de 1998 foi admitida na Scuola Internazionale de Pianoforte, em Roma, onde frequentou, e concluiu em 2000, o mestrado em piano, sob a orientação do Professor Fausto Zadra.

Participou em vários masterclasses em Portugal e no estrangeiro, com os professores Helena Sá e Costa, Pedro Burmester, Dmitri Paperno, Vladimir Viardo, Fausto Zadra e Elizabeth Leonskaja

No ano de 2001, gravou para a RDP / Antena 2, os improvisos de F. Chopin, integrada no programa Jovens na Música.

Participou e foi galardoada em vários concursos, nacionais - V Concurso Internacional de piano da Costa do Estoril – e internacionais - Jugend Musiziert; concurso internacional de piano de Brescia, Itália; Torneo Internazionale di Musica, em Paris. Em Janeiro de 2008 vai participar na II Eliminatória do Torneo Internazionale di Musica, na categoria de Música de Câmara.    

Tem vindo a apresentar-se, regularmente, em várias salas de concerto, quer em Portugal quer no estrangeiro, em recitais a solo, em formações de música de câmara e, ainda, com orquestra, nomeadamente com a Orquestra de Brescia e com a Orquestra de Cordas da Sinfónica Portuguesa, sob a direcção do Maestro João Paulo Santos. Destacam-se em Portugal as suas actuações nos festivais internacionais de música da Costa do Estoril, de Tomar, nos concertos “Música em Diálogo” dirigidos pelo Maestro Atalaya, na temporada de Concertos do Palácio Foz, em Lisboa, nas temporadas de concertos de música clássica organizados pelo Palácio de Fronteira e Alorna.

Em 2006 apresentou-se em Vigo inserida no programa “ Xeraciones Xovenes 2005 / 2006”, e na Alemanha, onde actuou em Wittenberg / Lutherstadt. Em Março de 2007 foi Júri do Concurso Nacional de piano, de Ourém. Em Maio de 2007 tocou no “Concerto Aberto” da Antena 2, com transmissão em directo.

Em simultâneo com a sua actividade concertista exerce funções docentes na Fundação Musical dos Amigos das Crianças.

Recital de Flauta e Piano

Francis Poulenc 1899 – 1963 | Sonata para flauta e piano

    - Allegretto malincolico

    - Cantilena

    - Presto giocoso

Phillippe Gaubert 1879 – 1941| Madrigal


Carl Reinecke 1824 – 1910 | Sonata Undine para flauta e piano, op.167

    - Allegro

    - Intermezzo, Allegro vivace

    - Andante

    - Finale


Diogo Gonçalves | Flauta

Margarida Prates | Piano