Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Catálogo da Exposição O Desenho na Obra de José Dias Coelho

Mnr   jose dias coelho2 1 600 839
13 Jun 2016
Preço:
7,00 €

“Há pessoas cuja vida fica indelevelmente associada à história de um Povo e de um País.
José Dias Coelho é seguramente um deles, não só porque a sua militância política ficou imortalizada na canção de José Afonso “A morte saiu à rua”, bem como a sua obra se assume como um dos maiores e mais talentosos contributos da terceira geração modernista, sendo esta a altura de repor uma visão mais justa sobre o seu trabalho.
Com esse objectivo, o Município de Vila Franca de Xira e o Museu do Neo-Realismo decidiram prestar homenagem a José Dias Coelho, organizando uma Exposição Antológica dos seus desenhos, apresentando ainda algumas esculturas, sobretudo “cabeças”, que fazem parte do espólio doado em 1997, ao MNR, por Margarida Tengarrinha.
Perante a riqueza estilística e temática deste acervo, sublinhada pela investigação dos comissários da presente exposição, o Museu do Neo-Realismo pretende dar a conhecer não só o valor artístico do conjunto dessas obras, como um testemunho de vida.
Com o exemplo particular do legado de José Dias Coelho se afirma, uma vez mais, a íntima ligação que a arte e a vida sempre estabelecem quando alguém se realiza pelo imperativo de uma dedicação maior, à expressão da liberdade.”

(Maria da Luz Rosinha)