Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Catálogo da Exposição Os Autos da Vida de Luiz Francisco Rebello

Mnr   os autos da vida de luiz francisco...2 1 600 839
13 Jun 2016
Preço:
5,00 €
  • Catálogo de exposição

“O Teatro, o Direito, a Cidadania, três vértices de um Triângulo Escaleno, o triângulo da vida e da obra de Luiz Francisco Rebello, uma referência da sociedade e da cultura portuguesa da segunda metade do século XX.
Triângulo como metáfora do próprio Teatro, ‘paixão da vida’ deste autor. Teatro que se consubstancia numa tríade elementar – o actor, o texto e o público; do grego Théatron, o "lugar onde se vai para ver", lugar não apenas físico, mas também espaço artístico, onde se olha atentamente, se percebe, se contempla, se conhece.
Que esta Exposição seja um Théatron, um lugar onde se vai ver, “Os Autos da Vida de Luiz Francisco Rebello”. Autos, nas suas diversas acepções: narração escrita de qualquer acto, peça dramática, peças constitutivas de um processo jurídico, composições dramáticas, momentos, instantes.
Na dramaturgia, na tradução e adaptação, na história, no ensaio, na crítica, Luiz Francisco Rebello revelou, desde muito cedo, ‘a paixão do Teatro’, através de abordagens multimodais, tornando-o inegavelmente um homem de cultura e de intervenção, atento, participativo, generoso e reivindicativo. Como advogado, como especialista nacional e internacional no Direito de Autor, adoptou uma atitude de combate, autêntica e vertical, desmascarada, assente nos seus princípios éticos e de integridade. Um cidadão do seu tempo, tempo em que a exigência do humanismo é sempre intemporal; um cidadão que fez, e continua a fazer, história.”

(Luísa Duarte Santos)

 

imagem