Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Maria José Martinho e António Mota Redol (organização) – Alves Redol, testemunhos dos seus contemporâneos

Alves redol   testemunos dos seus ...2 1 600 839
12 Jun 2016
Preço:
13,40 €

“Alves Redol teve uma vida curta, pois faleceu com cinquenta e sete anos. Todavia, ela foi diversificada e intensa.
Este livro procura dar conta dessa diversidade, abordando vários temas, dispersos pelos depoimentos recolhidos: o enquadramento social e político, em especial nas décadas de 30, 40 e 50, a família, a juventude, os companheiros e amigos, as mulheres, a actividade cultural, desportiva e política, a repressão e a censura.
Ocupam lugar privilegiado a actividade literária, a recolha de elementos para os seus livros junto das camadas mais desfavorecidas, o processo de criação literária integrada no Movimento Neo-Realista, as personagens vivas dos seus romances, a colaboração em jornais e revistas, o cinema, o teatro, a literatura infantil, os romanceiros.
A divulgação da sua obra, o impacte sobre os leitores, as bibliotecas populares, as leituras colectivas, são outos aspectos abordados.
Referem-se os diferentes locais onde passou: Vila Franca de Xira, Luanda, Lisboa, Glória do Ribatejo, Lezíria Ribatejana, Douro, Freixial, Nazaré, Paris, Wroclaw.
A sua actividade profissional é abordada em vários depoimentos, assim com a sua personalidade, a sua doença, a sua morte.
Eis uma abordagem plural e variada, da rica e complexa biografia de Alves Redol, realizada pelos seus contemporâneos.”