Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Mário Dionísio - Poesia Incompleta

M rio dion sio   poesia incompleta2 1 600 839
12 Jun 2016
Preço:
10,49 €

“A presente edição deste livro é menos «incompleta» do que a de 1966 e inclui algumas diferenças, de simples arrumação ou de índole recuperadora, que convém referir.
Assim, aos poemas «recuperados», pelo seu possível interesse documental, em «Dispersos no Tempo», juntam-se dois que anteriormente figuravam n’ «O Silêncio Voluntário» sem grande justificação (salvo a falta de melhor lugar…), pois nenhum deles era já então inédito, como aliás na mesma edição se diz e nesta se confirma.
Mais importante, porém, será assinalar que o livro «Poemas» (1936-38) reaparece aqui na versão integral da edição de 1941. O autor dificilmente hoje compreende a selecção que ele próprio fez desse livro em 66. Melhor ou pior, ele pertence à história da eclosão do neo-realismo e se algo interessa na sua reedição é precisamente conservá-lo tal como veio a lume pela primeira vez, no Novo Cancioneiro. Só deste modo se poderá ajuizar do papel que terá tido e, simultaneamente, da variedade de tendências que, desde início, aquele movimento revelou.”