Passar para o Conteúdo Principal

logotipo Museu Neorealismo

Farinha Marques - Subsídios para uma leitura nova do romance Fanga. Memórias e outras reminiscências de uma vila rural à ilharga do Tejo

Digitalizar0005 1 600 839
17 Jan 2018
Preço:
10,00 €

"A portada deste livro deixa claramente transparecer o objectivo que o norteia, ou seja verter para letra de forma uma acepção ou leitura nova, aliás, inédita de Fanga, romance de Alves Redol. E, assim, o autor postergou o carácter apologético do romance, já exaustivamente glosado, para exaltar a vertente antropológica da obra. Isto com manifesto e vultuoso ganho para a história social da vila da Golegã, na década de quarenta.

Redol como, de resto, o autor, na sua estreia, fundaram este inventário de memórias e reminiscências no testemunho presencial e na tradição oral, de uma forma não despicienta de reconstrução do passado.

O mais que se vê deste livro é um glossário apenso, pontuário auxiliar ou vade mecum indispensável na leitura e compreensão do romance.

E também um rol das alcunhas dos habitantes da vila, condimento essencial para a contextualização dos sucessivos andamentos da obra."