Tinta-da-china sobre papel 44,1 x 38,2 cm Coleção Museu do Neo-Realismo Nº inv. MNR-R. 000182-06
Utilizando o desenho como forma privilegiada de comunicação visual, para além de ser um meio compatível com recursos materiais escassos, Manuel Ribeiro de Pavia apresenta-nos nesta cabeça de figura alentejana sobretudo a força do olhar. Quase indistinta no género, só quase se esclarece como mulher pelo traje que a cobre: um lenço que se adivinha debaixo do chapéu e que o cinge nas abas, uso típico das alentejanas. Recorrendo a tinta-da-china a pincel, médium solto e imediatista, Pavia capta estes traços de uma face de rudeza quase masculina sobretudo no olhar frontal, dirigido ao observador, e apenas suavizada pelos lábios entumecidos e delineados. Contrariamente a muitas das suas representações femininas de camponesas do seu Alentejo, em que é manifesta a delicadeza, a frescura e mesmo a juventude das figuras, pelos rostos e pelas formas em tons delicados, nesta obra Pavia alia a aspereza aos tons negros da tinta, em pinceladas aparente e intencionalmente quase grosseiras e inacabadas. Em quase todo o desenho se denota esta expressividade, esta leveza, excepto no trabalhar mais cuidadoso dos olhos e é neste detalhe que se pode apreender o seu propósito, a sua mensagem: aquele olhar.
Luisa Duarte Santos, in Catálogo da Exposição Uma Arte do Povo, pelo Povo e para o Povo, Neo-Realismo e Artes Plásticas, Museu do Neo-Realismo, 2007