-
Museu do Neo-Realismo
-
Agenda
- Complô de João Miller Guerra
21h00
Ciclo de Cinema Realismos Contemporâneos
No âmbito do Ciclo de Cinema Realismos Contemporâneos, apresentamos ao público no próximo dia 12 de dezembro, pelas 21h00, o documentário Complô de João Miller Guerra (2025, 86´, M/14).
“Órfão de um país onde nasceu, órfão do Estado. Encarcerado metade da sua vida, sempre livre. Bruno é “Ghoya”, rapper crioulo e activista político. Este filme, um espaço de encontro num momento da luta e da vida.”
“COMPLÔ é um filme sobre a experiência de vida de um afrodescendente português, submetido à lei da nacionalidade baseada no “jus sanguinis”, que ditou que os filhos de imigrantes fossem tão imigrantes quanto os seus pais. Ghoya viu assim negado à nascença o direito de ser e se sentir português. A urgência de documentar esta experiência surge ainda em 2009 quando o conheci brevemente, estava “a monte”. Senti a força de um protagonista, abandonado pelo Estado português, que já relatava a sua história, usando a sua própria voz, muito antes deste filme começar. Essa é a vida de um MC de Rap Crioulo. A falta de integração do rap crioulo na nossa sociedade relaciona-se ainda hoje com a sua vida, alguém que viveu em bairros que foram sendo consecutivamente demolidos, fruto de “programas especiais de requalificação”. Com um longo passado em estabelecimentos prisionais, Ghoya sabe que a prisão começa no bairro onde se nasce. Este filme e a falta de outros é prova disso. É sobre tudo isto que cria as suas rimas.” (Nota do realizador).
Entrada livre. Os bilhetes podem ser levantados no próprio dia na receção do Museu do Neo-Realismo, a partir das 20h00.