-
Museu do Neo-Realismo
-
Agenda
- Exibição do filme Quadrante Solar
de Manuel Valente Alves
No próximo dia 8 de novembro, pelas 16h00,apresentamos ao público o filme QUADRANTE SOLAR ( 2025 / 66 Min) de Manuel Valente Alves, com a presença do artista.
O filme QUADRANTE SOLAR de Manuel Valente Alves é um filme-poema baseado na vídeo-instalação de arte contemporânea “Chão Vermelho”, da sua autoria, integrada no ciclo "Movimento de Resistência" do Museu do Neo-Realismo, com a curadoria de David Santos. O filme, tal como a instalação-vídeo recrutam inspiração na poesia de Armindo Rodrigues (poeta neorrealista e resistente antifascista), e na música do maestro e compositor Fernando Lopes-Graça (oposicionista ao Estado Novo).
QUADRANTE SOLAR politiza a paisagem e a memória através de um formato (filme-poema ou filme-ensaio) constituído por blocos temáticos e poéticos que utilizam o Alentejo como a grande tela onde se projetam marcas políticas, históricas e culturais. Ao invés de usar imagens como simples ilustração de um facto histórico, o autor procura estabelecer uma relação entre a estética e a ética, questionando a facilidade e a superficialidade com que as imagens (incluindo as históricas) são hoje consumidas. Cruzando diferentes tempos, cores e atmosferas de uma região do país, Valente Alves transforma a paisagem num repositório vivo e em constante metamorfose da história e da memória coletiva. O conceito de metamorfose (a passagem do tempo, a contemplação da natureza, a transformação tecnológica, a mudança do poema, a clarificação da história) torna-se visível na forma como o campo se transforma e regenera por ação da natureza e da intervenção humana.
Entrada livre.