-
Museu do Neo-Realismo
-
Agenda
- Inauguração da exposição Ecos Geológicos
Curadoria de Sofia Nunes
No próximo dia 13 de dezembro, pelas 16h00, inauguramos a exposição coletiva Ecos Geológicos, com curadoria de Sofia Nunes.
Ecos Geológicos é uma exposição que reúne trabalhos em pintura, escultura e poesia de três artistas de duas gerações distintas: Fernando Lanhas (1923-2012), pertencente à terceira geração modernista, surgida na década de 1940, e Joana Escoval (1982) e Pedro Henriques (1985), revelados nos últimos quinze anos.
Substancialmente diferentes, os seixos pintados de Fernando Lanhas, as esculturas de Joana Escoval e as pinturas de Pedro Henriques, partilham um substrato geológico que os aproxima. Esta exposição explora como esse substrato funciona enquanto moldura sensível-conceptual, onde processos geológicos fossilização, metamorfismo, estratificação – dão lugar a mecanismos artísticos. Nesta assimilação da estrutura, composição, e formações da terra, ora concreta e física, ora percetiva, consoante as operações em curso, assistimos à incorporação de rochas, areia, cristais, bronze, algas, ferro, mas também ao aparecimento de formas visuais reminiscentes da vida mineral, humana, biológica e metálica. Feedbacks múltiplos entre natureza-cultura-técnica instalam-se, criando uma rede de continuidades que tornam o objeto artístico num dado poroso, permeável a interações diversas e a deslocações temporais de escalas multidimensionais, em que o presente pode desdobrar-se em passados e futuros distantes, a diferentes velocidades.
Patente até 22 de fevereiro de 2026.
Entrada livre.