-
Museu do Neo-Realismo
-
Agenda
- Nascia José Mário Branco


em 1942
José Mário Branco nasceu no Porto a 25 de maio de 1942. Músico e compositor, arranjador e produtor musical, é um dos nomes maiores da canção portuguesa, entre a música de intervenção, a música popular e o fado.
Membro do Partido Comunista Português, foi perseguido pela PIDE, o que o levou ao exilio França, em 1963. Regressado a Portugal, após o 25 de Abril, fundou o Grupo de Acção Cultural - Vozes na Luta!, de onde saiu “A Cantiga é Uma Arma” de 1975.
Trabalhou com diversos artistas, nomeadamente José Afonso, Sérgio Godinho, Luís Represas, Fausto, Janita Salomé, Amélia Muge, Carlos do Carmo, Camané ou Katia Guerreiro. A sua atividade estendeu-se ao teatro e ao cinema, tendo feito parte da Companhia de Teatro A Comuna.
Entre os seus discos mais emblemáticos contam-se, Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, editado em 1971 enquanto se encontrava no exílio em França e que seria um marco na história da música portuguesa; Margem de Certa Maneira (1972); Ser solidário (1982) e a gravação FMI (1982), uma das suas composições mais célebres. O seu ultimo álbum, Resistir é Vencer, é uma homenagem ao povo timorense.
Faleceu em Lisboa a 19 de novembro de 2019