- Museu do Neo-Realismo
- Agenda
- Visita guiada à exposição desobedecer ao tempo
pelo curador, David Santos
No próximo dia 17 de maio, pelas 16h00, decorrerá no Museu do Neo-Realismo uma visita guiada à exposição desobedecer ao tempo, conduzida pelo curador, David Santos.
A exposição integra-se no Ciclo de Arte Contemporânea “Movimento de Resistência”, e aborda as temáticas do tempo da memória e da resistência.
“Vivemos tempos desmemorizados. 50 anos parece uma infinitude de tempo – ainda mais com uma mudança de século e de milénio pelo meio – e, no entanto, os acontecimentos de há 50 anos encontram-se mais que presentes neste tempo que, contudo, parece nada querer ter a ver com o tempo. A memória individual e as memórias coletivas são, por isso, ferramentas essenciais do nosso presente. Talvez este seja um pensamento inatual no interior desta construção abstrata a que se chama contemporâneo. Talvez seja um pensamento utópico (assim com letra minúscula, longe da Razão com o R maiúsculo), um gesto desejante. E, apesar de tudo, da maior importância. Trazer a memória até nós é fundamental e, no entanto, estranhamente, não é suficiente. Precisamos que seja acompanhada da história para que o devir possa estar presente…como nesse gesto, também ele imensamente desejante, que se corporizou há 50 anos. Esta exposição olha para trás, para poder ver em frente. A ditadura existiu e fez as suas vítimas, muitas. Outros, muitos, resistiram. É para todas essas mulheres e homens que esta exposição é feita. Como um gesto desejante, mas, também, solidário.” (Fernando José Pereira)
Entrada livre.
Sugere-se inscrição prévia na Receção do Museu do Neo-Realismo, pelo Email: museuneorrealismo@cm-vfxira.pt ou pelo telefone 263 285 626.