-
Museu do Neo-Realismo
- Nascia Abel Salazar



em 1889
Abel Salazar nasceu em Guimarães a 19 de julho de 1889. Médico, professor universitário e investigador, dedicou-se também às artes plásticas - desenho, pintura, gravura e escultura.
Foi um resistente ao regime, o que lhe trouxe dificuldades no prosseguimento do seu trabalho de investigação e o forçou a abandonar o ensino em 1935. Fora do ensino oficial, prosseguiu a sua atividade pedagógica junto de pequenos grupos de intelectuais, escreveu inúmeras obras científicas e filosóficas e colaborou com diversos jornais e revistas.
Este afastamento da vida académica potencia a atividade artística, que anteriormente já desenvolvia. Autodidata, se as suas obras são marcadas pela herança naturalista, ao mesmo tempo estão profundamente ligadas à temática social, representando o povo, sobretudo a mulher trabalhadora na dureza do seu labor.
Em 1938 e 1940 realiza em Lisboa e no Porto exposições individuais, que viriam a alcançar grande impacto, porque as suas obras mostram a dureza e a dignidade das tarefas que o povo desempenha para sobreviver, numa representação claramente imbuída de crítica social.
Em 1947, um ano após a sua morte, a sua obra plástica é homenageada na II Exposição Geral de Artes Plásticas.
Faleceu a 29 de dezembro de 1946 em Lisboa.
Fontes
Catálogo da exposição Um tempo e um lugar, dos anos quarenta aos anos sessenta, dez exposições gerais de artes plásticas, Museu do Neo-Realismo, 2005.
https://casamuseuabelsalazar.pt/