Adicionar a calendário2011-10-22 00:00:002012-03-11 00:00:00Europe/LisbonAlves Redol em BD - Projetos em Banda Desenhada em torno da Narrativa RedolianaCuradoria de David Santos e António Mota RedolEvento
Curadoria de David Santos e António Mota Redol
Em 1989 a Cooperativa Alves Redol e o Clube Português de Banda Desenhada, com o apoio do Instituto da Juventude e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, promoveram um Concurso Nacional de Banda Desenhada para aos jovens, intitulado A Obra de Alves Redol, que distinguia três grandes prémios.
No escalão A saiu vencedor o trabalho apresentado por José Manuel Alves Morim na adaptação do conto O Castigo. No escalão B o vencedor foi Alexandre Silva Cabrita com o conto O Pai dos Mortos. No escalão C, respeitante aos mais novos, venceu João Pedro Nunes Fazenda ao ilustrar a peça de teatro Maria Emília.
No âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Alves Redol, o Museu do Neo-Realismo apresentou uma selecção dos trabalhos a concurso em 1989, destacando os premiados e outras pranchas que reflectem a pluralidade estilística das dezenas de Bandas Desenhadas que nesse ano concorreram à única iniciativa do género em torno da obra do escritor vila-franquense.