O Museu do Neo-Realismo recebeu no passado dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, do Sr. Presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, o prémio para Melhor Trabalho de Museografia, atribuído à Exposição Cândido Portinari em Portugal, que esteve patente no Museu do Neo-Realismo entre 28 de outubro de 2018 e 3 de março de 2019. A entrega contou também com a presença do Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira.
A Exposição, que teve curadoria da Diretora Científica do Museu, Raquel Henriques da Silva, e de Luisa Duarte Santos e o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, constituiu-se um evento cultural de dimensão nacional, dando ao público a oportunidade de voltar a ver a mítica obra Café, 78 anos depois de ter estado exposta em Portugal na Exposição do Mundo Português, assim como outras obras relevantes de Candido Portinari, reunindo todas as que à data se conhecia existirem em Portugal.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira congratula-se com a atribuição de mais este prémio por parte da APOM, que reconhece a excelência do trabalho desenvolvido pelo Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira.