Lauro António, realizador, programador, critico e ensaísta de cinema faleceu ontem, na sua casa, aos 79 anos.
Conhecido por ter realizado longas-metragens como Manhã Submersa (1980) e O Vestido Cor de Fogo (1986), Lauro António dirigia atualmente a Casa das Imagens em Setúbal, projeto que resultou da doação que fez à Câmara Municipal de Setúbal de um conjunto de livros, filmes, fotografias, documentos e objetos relacionados com o cinema e a imagem.
Lauro António foi um amigo e colaborador assíduo do Museu do Neo-Realismo, estando presente em diversas das suas atividades ao longo dos anos, tendo também doado bens culturais para o acervo do Museu.
Depois das masterclasses Cinema Neorrealista Italiano, em 2017, A Comédia Italiana, em 2018, Cinema Italiano, Um Novo Realismo, em 2019, e Os Italo-Americanos no Cinema Norte-Americano, em 2020, Lauro António encontrava-se atualmente a ministrar a masterclasse O FILME NEGRO, Um Realismo Social Norte-Americano, a que daremos continuidade, como seria, com certeza, a sua vontade.
O Museu do Neo-Realismo expressa o seu pesar pela morte de Lauro António e apresenta as mais sinceras condolências à sua família e amigos.