Eduarda Dionísio nasceu em Lisboa, em 1946, licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e foi professora do ensino secundário. Escritora, dramaturga, crítica literária e ensaísta, Eduarda Dionísio destacou-se pelo seu ativismo social, político e cultural.
Foi a fundadora da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio, um lugar onde promoveu uma conceção de cultura partilhada e participada, em dinâmicas tão diferentes das que hoje dominam a nossa vida comum e que é, para nós, um lugar de grande afinidade.
Ao longo das décadas, Eduarda Dionísio colaborou com o Museu do Neo-Realismo dando um contributo inestimável para o conhecimento aqui produzido e para investigação que nele é realizada.
O Museu do Neo-Realismo e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira partilham um forte pesar pela morte de Eduarda Dionísio, endereçando à família e amigos as mais sentidas condolências..
O seu legado continuará a ocupar um papel central no estudo e divulgação do Neorrealismo e das suas amplas ramificações.
Imagem:
"A Eduarda com 6 anos", 1952
Mário Dionísio
Óleo sobre tela
49 x 39 cm
Coleção Maria Letícia (Associação Casa da Achada - Centro Mário Dionísio)