-
Museu do Neo-Realismo
-
O Museu
-
Notícias
- Nota de pesar pelo falecimento
de Maria Alzira Seixo
𝗠𝗮𝗿𝗶𝗮 𝗔𝗹𝘇𝗶𝗿𝗮 𝗦𝗲𝗶𝘅𝗼 (𝗕𝗮𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗼, 𝟮𝟵 𝗱𝗲 𝗮𝗯𝗿𝗶𝗹 𝗱𝗲 𝟭𝟵𝟰𝟭 – 𝗟𝗶𝘀𝗯𝗼𝗮 𝟮𝟬 𝗱𝗲 𝗷𝗮𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟲).
O Museu do Neo-Realismo lamenta profundamente o falecimento da professora e investigadora Maria Alzira Seixo.
Maria Alzira Seixo nasceu no Barreiro a 29 de abril de 1941. Foi Professora e Investigadora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Professora Catedrática desde 1979 e docente de Literatura Francesa e Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 1966. Lecionou, como Professora convidada, em Universidades estrangeiras de prestígio, como Poitiers, Chicago, Johns Hopkins ou California (Santa Barbara).
Foi autora e editora de diversas obras sobre Literatura Europeia, Teoria da Literatura e Literatura de Viagens.
Num percurso dedicado à investigação, ao ensino e à divulgação da literatura, criou e dirigiu publicações de especialidade e fundou a Associação Portuguesa de Literatura Comparada. Foi autora premiada e recebeu altas condecorações do Estado Português, pelos seus contributos para a cultura portuguesa.
No início desse percurso, conviveu de perto com alguns dos mais relevantes nomes do Neorrealismo literário português, tendo participado nas tertúlias do Café Monte Carlo, com Carlos de Oliveira, José Gomes Ferreira, Augusto Abelaira, entre outros.
Maria Alzira Seixo foi, também, uma amiga do Museu do Neo-Realismo.
A sua relação com os escritores neorrealistas e o seu extenso trabalho sobre literatura contemporânea foram essenciais para o Museu e resultaram em momentos centrais da programação, com particular destaque para a sessão de Encontros e Desencontros com o Neorrealismo, em 2011, acompanhada pelo diretor do MNR, David Santos; a evocação do centenário de Políbio Gomes dos Santos, em 2012, acompanhada pelo escritor e poeta Gastão Cruz; e a condução do curso “Mãos que constroem sonhos”, por ocasião da exposição sobre Mário Dionísio, em 2014.
Aos seus familiares e amigos, o Museu do Neo-Realismo expressa as suas mais sentidas condolências. Ver menos