-
Museu do Neo-Realismo
-
O Museu
-
Notícias
- Nota de pesar pelo falecimento

de Maria José Palla
(Lisboa, 30 de julho de 1943; Lisboa, 27 de julho de 2025)
O Museu do Neo-Realismo expressa o seu pesar pelo falecimento de Maria José Palla.
Maria José Palla foi uma fotógrafa prestigiada e professora de Literatura e Fotografia assim como de Literatura e Cinema na Universidade Nova de Lisboa.
Foi exilada em Paris, onde viveu muitos anos, doutorando-se na Universidade da Sorbonne com uma tese sobre a simbólica do traje em Gil Vicente. Diplomada em História de Arte pela École du Louvre em Paris, foi também autora de numerosos livros e artigos sobre Gil Vicente, o teatro do século XVI e a pintura portuguesa do Renascimento.
Estudou fotografia em Paris e cinema com o cineasta Jean Rouch, tendo mostrado o seu trabalho em galerias, museus e em diversas publicações, em Portugal e no estrangeiro.
Maria José Palla, filha do arquiteto Victor Palla e da pintora Zuilcides Saraiva, manteve uma relação próxima com o Museu do Neo-Realismo. Em 2011, deu início à doação de 11 obras de Victor Palla, entre pintura, desenho e fotografia, e 2 pinturas de Zulcides Saraiva. Em 2012, doou 12 monografias.
Da doação resultou a integração de 3 obras de Victor Palla na exposição de longa-duração A coragem da gota de água é que ousa cair no deserto – a coleção do Museu do Neo-Realismo e outras obras em depósito: a pintura Pescadores (1942) e duas fotografias (cat. 42 e 44) que haviam integrado originalmente a icónica publicação de Victor Palla e Costa Martins Lisboa, cidade riste e alegre (1959).
Mais recentemente, a propósito da exposição ONDE ESTÃO ELAS? Mulheres artistas na Coleção do MNR (2025), Maria José Palla entregou ao MNR mais uma pintura da autoria de sua mãe, a artista Zulcides Saraiva, a fim de reforçar a representação da artista na Coleção do MNR e visando o estudo e reconhecimento das mulheres artistas no contexto da arte portuguesa de meados do século XX.
À sua família, amigos e colegas, o Museu do Neo-Realismo expressa as mais profundas condolências.