- Museu do Neo-Realismo
- O Museu
- Notícias
- Nota de pesar pelo falecimento de Nuno Júdice
(n. Mexilhoeira Grande, Portimão, 1949; f. Lisboa, 2024)
FOTO: JORNAL DE LETRAS, 09.03.2022
O Museu do Neo-Realismo expressa o seu pesar pelo falecimento de Nuno Júdice, um dos mais reconhecidos nomes da poesia portuguesa contemporânea e notável intelectual do nosso tempo.
Além de poeta, Nuno Júdice foi também ensaísta, romancista, crítico literário e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, desde 2009, diretor da Revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian.
Dirigiu a revista Tabacaria da Casa Fernando Pessoa e foi conselheiro Cultural na embaixada de Portugal em França. Organizou a Semana Europeia da Poesia, no âmbito da Lisboa’94 - Capital Europeia da Cultura.
Ao longo da sua carreira literária, foi distinguido com diversos prémios literários nacionais e internacionais, entre os quais o Prémio de Poesia Pablo Neruda, o Prémio do Pen Club, o da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana, o Prémio Review 2000 da Associação Internacional de Críticos Literários e o Prémio de Crítica da Associação Portuguesa de Críticos Literários.
Nuno Júdice manteve com o Museu do Neo-Realismo uma relação de proximidade, tendo colaborado em diversas das nossas iniciativas, a última das quais em 2017 na sessão de lançamento do nº 195 da Revista Colóquio-Letras, integralmente dedicado a Carlos de Oliveira, no âmbito da exposição Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg.
O Museu do Neo-Realismo apresenta as mais sinceras condolências à sua família e amigos.