Óleo sobre tela 200 x 200 cm Coleção herdeiros de Rui Filipe Em depósito no Museu do Neo-Realismo
O ecléctico percurso de Rui Filipe promoveu uma obra tendencialmente atenta à confluência de sugestões formais e temáticas de origens diversas. Nessa medida, o trabalho deste pintor passou também pela cultura visual neo-realista, investindo quase sempre numa paleta sombria, taciturna, que apela, todavia, a um humanismo onde as figuras se aquietam numa serenidade envolvente.
Em “Carrossel”, o tema do lazer e do divertimento colectivo aparece tratado como espécie de galeria de figuras que se acumulam eficazmente na superfície desta tela de grandes dimensões. O semblante dos rostos, reveladores de uma felicidade íntima, traduz-se ainda nos gestos dessa protecção familiar que anuncia uma serena diversão. Refira-se que este trabalho foi exposto publicamente pela primeira e última vez na “II Exposição de Artes Plásticas” da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1961.
David Santos, in Catálogo da Exposição Uma Arte do Povo, pelo Povo e para o Povo, Neo-Realismo e Artes Plásticas, Museu do Neo-Realismo, 2007