Gesso patinado 51 x 39 x 39 cm Coleção Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo Nº inv. AP-17
De olhos semi-cerrados, esta escultura de mulher de Vasco Pereira da Conceição como que se recolhe em si mesma, numa atitude de repouso ou de contenção. A negritude da figura contrasta com a claridade do mármore que a sustém. Breu como a noite que esconde algo, ou se protege pela escuridão. E aí se aquieta, repousando nos seus próprios braços.
De formas abstractizantes, modela-se através essencialmente de curvas e rectas. Na parte posterior, arredonda, quase um monovolume indistinto, enovelado; à frente abre-se, revela-se, definindo a figura feminina com linhas marcadamente rectilíneas. Os pés, com os dedos bem delimitados, fincam o chão, contrastando esta insinuada atitude com a de algo etéreo que o resto do corpo sugere. A mão, prolongamento do braço envolvente, descai amavelmente sobre o outro ombro quase oculto pela capa que envolve toda a mulher.
Como o próprio fazer da modelação, em gestos construtores, a delicadeza e a robustez, aparecem concomitantes: a pele / matéria macia e lisa, e a força volumétrica que transmite. Desta presume-se a condição de camponesa ou mulher do povo, daquela a sua jovem idade. Do enlace, uma ambígua serenidade.
Luisa Duarte Santos, in Catálogo da Exposição uma Arte do Povo, pelo Povo e para o Povo, Neo-Realismo e Artes Plásticas, Museu do Neo-Realismo, 2007