- Museu do Neo-Realismo
- Acervo
- Espólios
- Espólios Literários
- Mário Sacramento
- Ílhavo, 1920 – Porto, 1993
Médico, escritor e ensaísta, Mário Sacramento nasceu a 7 de julho de 1920 em Ílhavo.
Licenciou-se em Medicina na Universidade de Lisboa em 1946, tendo exercido a profissão de médico em Aveiro, durante toda a sua vida.Destacou-se como importante figura da resistência ao salazarismo, desenvolvendo desde jovem forte intervenção política. Foi membro do MUD Juvenil e militante do Partido Comunista. Foi secretário-geral da comissão promotora do Primeiro Congresso Republicano em 1957 e da organização do Segundo Congresso Republicano, embora tenha falecido antes da sua realização em 1969. Fortemente perseguido pela PIDE, foi preso cinco vezes, a primeira das quais em 1938, ainda estudante, e a última em 1962.
Interessou-se desde muito cedo pela escrita e colaborou em jornais, revistas e páginas literárias, como Diálogo, Seara Nova, O Diabo, Sol Nascente, Vértice, Comércio do Porto e Diário de Lisboa, onde publicou extensa obra de crítica e ensaio.
Escreveu análise literária sobre algumas das mais importantes figuras da literatura portuguesa, designadamente Retrato de Eça de Queirós (1944); Fernando Pessoa, Poeta da Hora Absurda (1959); Fernando Namora (1967). Em 1970 publicou Frátria, Diálogo com os Católicos (ou talvez não), que reúne o debate que travou com Mário Rocha. Uma boa parte da sua obra de ensaio literário foi reunida e publicada em três volumes, Ensaios de Domingo I (1959), II e III (1974 e 1990 – póstumas). A sua obra Há uma Estética Neo-Realista? (1968) constitui um marco na teorização do neorrealismo, sendo um dos seus textos mais lidos e discutidos.
Faleceu no dia 27 de março de 1969, aos 48 anos de idade.
O espólio literário de Mário Sacramento foi doado ao Museu do Neo-Realismo em 2007, pela viúva do autor. Em 2011 foi entregue a segunda incorporação e em 2013 a terceira incorporação, incluindo a biblioteca particular, pela filha do escritor, Clara Sacramento. A formalização ocorreu em 2016.
Fontes
Biografia partilhada no Grupo Fascismo Nunca Mais pela autora, Eunice Malaquias Vouillot, biógrafa de Mário Sacramento.
Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.