- Museu do Neo-Realismo
- Acervo
- Espólios
- Espólios Artísticos
- José Augusto
- Portimão, 1922 – Linda-a-Velha, Oeiras, 2005
O pintor José Augusto nasceu em Portimão a 10 de outubro de 1922.
Em 1936 mudou-se para Lisboa, frequentando os cursos artísticos da Sociedade Nacional de Belas Artes, onde estudou desenho, e um ano depois a Escola António Arroio (1939-1945), onde recebeu sólida formação artística. Depois de terminada a Escola António Arroio, fez o curso Complementar Geral do Comércio na Escola Comercial Veiga Beirão, iniciando atividade profissional numa empresa multinacional, onde se manteve até à reforma.
Em 1950 voltará à Sociedade Nacional de Belas Artes, onde tem aulas noturnas com Domingos Rebelo, na área da pintura a óleo. Aí toma conhecimento com o pintor Joaquim Rodrigo, alugando com este e outros colegas atelier na rua Victor Córdon. Começa, então, a expor na Sociedade Nacional de Belas Artes e a frequentar o grupo de artistas “Círculo Mário Augusto”. Em 1956 frequenta a academia La Grand Chaumiére em Paris e toma contacto as obras do movimento impressionista, o que exercerá grande influência na sua obra.
Em 1960 casa com a pintora Maria Gabriel e juntos iniciam um percurso na área da pintura e mais da tarde da gravura. Em 1968 tem como mestre nesta área o pintor Hogan na Cooperativa Portuguesa de Gravadores Portugueses, onde virá a tornar-se mestre da arte da gravação.
Pintor “maravilhado com a luz e com a cor, atento à relação com a natureza”, a sua obra é desenvolvida ao longo de mais de 50 anos, entre a arte figurativa e a arte abstrata, refletindo a permanente interrogação de diferentes linguagens plásticas, não se fixando em nenhuma tendência artística em particular. “A sua pintura resultou de um trabalho de depuração, de síntese, assim como de liberdade interior, na aposta pelo que gostava de pintar sem estar preso a escolas e modas, mas sim a si próprio e às convicções que acalentou toda a vida”.*
Faleceu em Linda-a-Velha, Oeiras, a 19 de julho de 2005.
O espólio de José Augusto foi doado por Maria Gabriel em 2015, sendo constituído por um conjunto de 33 obras de artes plásticas (desenhos, pinturas, aguarelas e litografia). Em 2014 realizou-se uma exposição conjunta de José Augusto e Maria Gabriel no Museu Municipal de Vila Franca de Xira - José Augusto, Maria Gabriel, uma vida ao encontro da pintura (obras de 1950 a 2013). Gravura. Pintura e Objetos, dando-se início ao processo de doação ao Museu do Neo-Realismo.
Em dezembro de 2014 deram entrada no MNR duas obras provenientes dessa exposição para integrar o espólio artístico. As restantes obras do espólio (31) deram entrada em fevereiro de 2015.
*Cristina Azevedo Tavares, in Catálogo da Exposição José Augusto, Maria Gabriel, uma vida ao encontro da pintura (obras de 1950 a 2013). Gravura. Pintura e Objetos, Museu Municipal de Vila Franca de Xira, 2014, p. 31.
Fonte
Catálogo da Exposição José Augusto, Maria Gabriel, uma vida ao encontro da pintura (obras de 1950 a 2013). Gravura. Pintura e Objetos, Museu Municipal de Vila Franca de Xira, 2014.