-
Museu do Neo-Realismo
-
Agenda
- Exposição "Espelhos de ver por dentro: o teatro no neorrealismo português"
Curadoria de Miguel Falcão e direção de arte de Artur Pinheiro
No próximo dia 29 de novembro, pelas 21h00, inaugura no Museu do Neo-Realismo a exposição Espelhos de ver por dentro: o teatro no neorrealismo português, seguida do recital de poesia Vozes para o “Novo Cancioneiro”, por Maria João Luís e Natália Luiza.
A exposição tem curadoria de Miguel Falcão e decorre da investigação que durante décadas tem sido produzida sobre o teatro – nas vertentes de texto e de espetáculo – criado no âmbito do movimento neorrealista português. Com recurso ao acervo do Museu do Neo-Realismo e a materiais cedidos por pessoas e instituições, a exposição propõe um percurso pelo teatro desde a década de 40, fortemente reprimido enquanto expressão artística de resistência e contrapoder, embora, simultaneamente, promovido pela ditadura salazarista para divulgar a sua ideologia.
Estrutura-se em seis núcleos, que abordam complementarmente a diversidade de autores neorrealistas dedicados à produção dramática, o impacto da censura, quer nos textos e nos espetáculos quer na dimensão da autocensura, o envolvimento de neorrealistas em grupos teatrais, os espetáculos apresentados ao público com autorização da censura, os espetáculos não autorizados e apresentados por vezes de forma clandestina e o interesse que os textos neorrealistas, em particular dramáticos, têm suscitado aos criadores teatrais desde o 25 de Abril.
A exposição ficará patente até 26 de abril de 2026, período durante o qual haverá uma programação performativa regular destinada a divulgar a dramaturgia neorrealista, com espetáculos, leituras encenadas e sessões de teatro radiofónico.
Entrada livre